Here be dragons

Como ser um Redator Técnico?

Eu sou tradutor desde 2011. Lá se vão 12 anos de agências, Trados, memoQ e muitas plataformas de CAT. Ao mesmo tempo, desde 2013 eu comecei a trabalhar paralelamente como escritor técnica, documentador, analista de documentação, redator técnico ou, o tempos mais comum, technical writer (carinhosamente abreviado como TW).

Eu comecei meio que por acaso, por uma necessidade do projeto de pesquisa que eu estava na época da faculdade. Eu precisei organizar uns 15 anos de trabalho de desenvolvimento de software, site (HTML, CSS), processamento de linguagem natural e pesquisa em linguística de corpus. Anos se passaram e eu sempre acabava tendo um ou trabalho na área — junto com uma inicipiente carreira em testes/QA para jogos de Nintendo Switch. Corta pra depois da pandemia e eu estou tendo a minha primeira experiência CLT na área. Primeira vez que eu tive contato com o dia-a-dia de uma startup de fato — antes eu tinha uma ideia vaga, afinal eu estava lá na pontinha do processo, dentro da agência, recebendo apenas demandas sem maior contexto.

Nessa época eu resolvi começar a reunir informações (cursos, artigos, vídeos, ensaios, discussões) sobre o tema. Hoje eu tenho uma página do Notion (Sim!) publicada com toda essa referência. Ela me serve ainda, principalmente pra retomar alguma coisa que tenha ficado perdida no meu fluxo diário.

As referências ali vão desde discussões sobre frameworks de documentação de software até diagramas para usar o “docs as code”, que virou tendência pra todo mundo.

Quem cair aqui se perguntando se pode ser um TW, acesse essa lista de materiais que eu compilei e pense sobre o assunto.

Até mais e obrigado pelos peixes.